Casamento, Geral

Dicas de como organizar sua festa de casamento

Depois do tão esperado pedido, seguido por um “sim”, surge uma série de questionamentos, entre eles: Como vou organizar meu casamento?

A organização de um evento é cheia de detalhes que podem passar batidos para quem não tem experiência no assunto. Mas calma, vamos te ajudar com algumas dicas!
Orçamento

Inicialmente, para organizar seu casamento, você deve elaborar um orçamento geral para toda a organização, que geralmente é feita aproximadamente um ano antes do casamento.

Tenha em mente que esse orçamento poderá variar, mas, lembre-se em contratar apenas os serviços que puder pagar.

Um boa sugestão é guardar um dinheiro como um fundo de  emergência para sua festa, assim, caso gaste a mais do que planejou no orçamento, você terá uma garantia para arcar com as despesas.

Faça a estimativa do valor destinado para cada item em uma planilha com os fornecedores para controlar melhor seus gastos.

Isso ajudará a visualizar melhor os gastos gerais e os individuais para cada item. Será fácil identificar onde está gastando mais e onde é possível diminuir valores.

Defina data e local

Considere o que você espera em seu casamento para definir a escolha da estação em que mais combinaria com seus planos. Essa é a segunda dica para organizar seu casamento.

Abril, Maio, Setembro, Outubro e Dezembro são os meses mais populares para casamentos, por isso, os preços são mais altos. Dias da semana também influenciam no preço: finais de semana são mais caros do que durante a semana.

Depois de definir a data, é necessário saber o local em que irá comemorar o seu grande dia.

Em casamentos de dia é melhor um lugar mais aberto e ao ar livre. Algumas sugestões de locais para um casamento de dia são: fazenda, chácara e praia.

Já para os casamentos durante a noite é melhor um local mais fechado e um pouco mais formal. Os locais mais indicados são: salão de festas, hotel e restaurante.

Estilo do casamento

Existem vários estilos de casamentos como: Vintage, rústico, luxuoso, praieiro, clássico, minimalista, balada etc.

Pesquise sobre estilos de casamentos e escolha aquele que se identificar mais com vocês.

Isso é importante para decidir qual a decoração, local, música e buffet do evento.

Não se esqueça, os móveis, flores, bolo e demais objetos decorativos são essenciais para deixar o estilo escolhido bem aparente.

Decoração

A decoração pode ser uma das etapas mais complicadas do planejamento de um casamento, pois são vários ambientes que precisam ser decorados: A entrada da cerimônia, o altar, as mesas e todos os ambientes da festa.

Mas a presença de decoradores e assessores diminuem a carga de fazer tudo sozinha(o) e assim você fica com menos preocupações.

Esses profissionais podem contar também com empresas parceiras para contratar itens como flores, iluminação, aluguel de materiais e outras necessidades.

Dica: Lembre-se de que não é necessário investir em inúmeros elementos decorativos para criar uma decoração bonita e elegante.

Convidados

A lista de convidados é fundamental para desenvolver todas as outras etapas do casamento.

O espaço escolhido dependerá do número de convidados, além da escolha do buffet e dos cardápios.

Peça para seu noivo(a) fazer a própria lista dele e faça a sua, depois analisem quem está faltando e quem está sobressalente.

Depois faça duas listas, uma primeira com convidados que vocês decidiram que são essenciais. E a medida que souber os que não poderão comparecer, inclua os que ficaram na segunda lista.

Não se esqueça de informar a todos os prestadores de serviços sobre a quantidade final de convidados confirmados.

Comida e bebida

O tipo do serviço prestado influencia muito no consumo de comida e bebidas.

Por exemplo: se você optar por um coquetel antes do jantar, as pessoas consumirão menos na hora de jantar.

Considere também a faixa etária dos convidados. Os mais jovens costumam comer mais, já as crianças e pessoas mais velhas consomem menos.

Em relação às bebidas, a faixa etária também é fundamental. Analise quantos convidados consomem álcool e determine quanto de cada item será necessário.

Uma festa de dia consome-se menos bebida alcoólica, mas se for um almoço o consumo de comida será maior. Para uma festa à noite, o consumo de bebida aumenta.

Esperamos que essas dicas te ajudem a organizar seu casamento. Caso queiram sugerir algum tema à ser abordado no nosso blog é só comentar ou nos enviar uma mensagem clicando aqui.

Author


Avatar

Felipe Ribeiro Tanso

CEO da SkyFix, formado em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi, programador, designer, curioso e apaixonado por novas tecnologias.