Geral

História da Fotografia

Hoje todo mundo ama tirar fotos, mas você sabe onde isso tudo começou? Descubra nesse artigo um pouco mais sobre a história da fotografia!

Um celular pronto para uma selfie é um requisito básico para o dia a dia. Sempre tem alguém pronto para um novo click. Não é mesmo?

Isso se dá graças à evolução da tecnologia. Onde as câmeras fotográficas se tornaram uma máquina de copiar a beleza da vida real. Portanto, muitas pessoas não sabem como tudo começou. Mas certamente, no passado, ninguém imaginava que chegaria ao estágio que é hoje. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

Como a fotografia surgiu na Terra

O nome fotografia vem do grego “fós”  que significa luz e “grafis” que significa estilo/pincel. É a arte de desenhar com luz e contraste.

Podemos dizer que os precursores da fotografia surgiram na pré-história, os homens das cavernas utilizavam as pinturas rupestres como forma de comunicação e principalmente para registrar seu cotidiano, seus hábitos e experiências, antes mesmo do surgimento de uma linguagem verbal. Esse é um fato que prova que nós, humanos, procuramos desde sempre retratar o que víamos.

Os homens pré-históricos desenhavam em suas cavernas cenas que, por algum motivo, desejavam não esquecer. Com o passar dos séculos a procura por gravar essas memórias e emoções ficou ainda mais contínua. Então vieram os quadros, as pinturas, obras de arte que talvez se comparada com fotos de hoje em dia, podem apresentar tamanha superioridade em beleza. E por fim, chegamos em 1825, há quase duzentos anos atrás, quando o francês Joseph Nicéphore Niépce deixou registrada na história a primeira fotografia.

Mas como uma andorinha só não faz verão, esse feito incrível não ficou apenas nas mãos de Niépce. Pois foram diversos estudiosos e inventores na época, que atribuíam seus trabalhos a fotografia.

O que ocorre é que o registro mais antigo é do francês o que lhe dá certa credibilidade, mesmo que se saiba que não foi uma invenção somente dele.

Da câmera escura até o microscópio:

Os primeiros escritos com teorias sobre a câmera escura, que dá a primeira menção sobre a fotografia. Surgiu no século 5 a.c, porém apenas em teorias. Somente no século 6 d.C. graças a Antêmio de Trales que o primeiro aparelho de câmera escura surgiu, possibilitando capturar imagens em linha reta. E assim iniciou a corrida para capturar a realidade.

Foi então que o criador do microscópio se juntou com o famoso filósofo Robert Boyle, onde criaram as primeiras máquinas portáteis. Outros cientista e pesquisadores corriam para aprimorar essa máquina de captura da luz, que mudou os rumos do nosso planeta.

Evolução da fotografia até os dias de hoje

Niépce o francês dono da fotografia mais antiga da Terra. Fez sua primeira obra de capturar uma imagem em uma placa de estanho e o processo envolveu mais de 8 horas de espera. Essa espera precisava do contato com a luz do sol, e o francês a batizou de heliografia, que significa desenho com a luz solar.

Enquanto ele corria com seu invento, um outro cientista também buscava por descobertas. Ele se chamava Daguerre e tinha os mesmos princípios de Niépce. Os dois ficaram amigos e se tornaram sócios, depois que Joseph faleceu, Daguerre desenvolveu uma nova técnica com vapor de mercúrio. Essa nova descoberta acelerava as 8 horas de espera para alguns minutos, tornando assim, mais fácil revelar a imagem. Foi a partir daí que a evolução fotográfica ganhou o mundo.

Uma curiosidade é que quando surgiu esse tipo de foto, se especulou que seria o fim das pinturas. Já que poderia se captar facilmente uma paisagem. Assim, logo após essas descobertas surgiram os papéis fotossensíveis e os negativos feitos por William Fox Talbot. Que no qual utilizava uma mistura com cloreto de prata e que por fim, se transmitia para outro papel a imagem. Já sendo mais parecido com os negativos do final do século 20. Assim, com o surgimento da tecnologia avançada nos anos 50 do século 20, as imagens ficaram nítidas e posteriormente coloridas. Criando hoje essa gigantesca legião de fãs de fotografias.

Author


Avatar

Felipe Ribeiro Tanso

CEO e Fundador da SkyFix