Geral

História da Fotografia

Hoje todo mundo ama tirar fotos, mas você sabe onde isso tudo começou? Descubra nesse artigo um pouco mais sobre a história da fotografia!

Um celular pronto para uma selfie é um requisito básico para o dia a dia. Sempre tem alguém pronto para um novo click. Não é mesmo?

Isso se dá graças à evolução da tecnologia. Onde as câmeras fotográficas se tornaram uma máquina de copiar a beleza da vida real. Portanto, muitas pessoas não sabem como tudo começou. Mas certamente, no passado, ninguém imaginava que chegaria ao estágio que é hoje. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

Como a fotografia surgiu na Terra

O nome fotografia vem do grego “fós”  que significa luz e “grafis” que significa estilo/pincel. É a arte de desenhar com luz e contraste.

Podemos dizer que os precursores da fotografia surgiram na pré-história, os homens das cavernas utilizavam as pinturas rupestres como forma de comunicação e principalmente para registrar seu cotidiano, seus hábitos e experiências, antes mesmo do surgimento de uma linguagem verbal. Esse é um fato que prova que nós, humanos, procuramos desde sempre retratar o que víamos.

Os homens pré-históricos desenhavam em suas cavernas cenas que, por algum motivo, desejavam não esquecer. Com o passar dos séculos a procura por gravar essas memórias e emoções ficou ainda mais contínua. Então vieram os quadros, as pinturas, obras de arte que talvez se comparada com fotos de hoje em dia, podem apresentar tamanha superioridade em beleza. E por fim, chegamos em 1825, há quase duzentos anos atrás, quando o francês Joseph Nicéphore Niépce deixou registrada na história a primeira fotografia.

Mas como uma andorinha só não faz verão, esse feito incrível não ficou apenas nas mãos de Niépce. Pois foram diversos estudiosos e inventores na época, que atribuíam seus trabalhos a fotografia.

O que ocorre é que o registro mais antigo é do francês o que lhe dá certa credibilidade, mesmo que se saiba que não foi uma invenção somente dele.

Da câmera escura até o microscópio:

Os primeiros escritos com teorias sobre a câmera escura, que dá a primeira menção sobre a fotografia. Surgiu no século 5 a.c, porém apenas em teorias. Somente no século 6 d.C. graças a Antêmio de Trales que o primeiro aparelho de câmera escura surgiu, possibilitando capturar imagens em linha reta. E assim iniciou a corrida para capturar a realidade.

Foi então que o criador do microscópio se juntou com o famoso filósofo Robert Boyle, onde criaram as primeiras máquinas portáteis. Outros cientista e pesquisadores corriam para aprimorar essa máquina de captura da luz, que mudou os rumos do nosso planeta.

Evolução da fotografia até os dias de hoje

Niépce o francês dono da fotografia mais antiga da Terra. Fez sua primeira obra de capturar uma imagem em uma placa de estanho e o processo envolveu mais de 8 horas de espera. Essa espera precisava do contato com a luz do sol, e o francês a batizou de heliografia, que significa desenho com a luz solar.

Enquanto ele corria com seu invento, um outro cientista também buscava por descobertas. Ele se chamava Daguerre e tinha os mesmos princípios de Niépce. Os dois ficaram amigos e se tornaram sócios, depois que Joseph faleceu, Daguerre desenvolveu uma nova técnica com vapor de mercúrio. Essa nova descoberta acelerava as 8 horas de espera para alguns minutos, tornando assim, mais fácil revelar a imagem. Foi a partir daí que a evolução fotográfica ganhou o mundo.

Uma curiosidade é que quando surgiu esse tipo de foto, se especulou que seria o fim das pinturas. Já que poderia se captar facilmente uma paisagem. Assim, logo após essas descobertas surgiram os papéis fotossensíveis e os negativos feitos por William Fox Talbot. Que no qual utilizava uma mistura com cloreto de prata e que por fim, se transmitia para outro papel a imagem. Já sendo mais parecido com os negativos do final do século 20. Assim, com o surgimento da tecnologia avançada nos anos 50 do século 20, as imagens ficaram nítidas e posteriormente coloridas. Criando hoje essa gigantesca legião de fãs de fotografias.

Author


Avatar

Felipe Ribeiro Tanso

CEO da SkyFix, formado em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi, programador, designer, curioso e apaixonado por novas tecnologias.