Geral

Importância da fotografia

Você sabe qual é a importância da fotografia em nossas vidas? Quais efeitos elas trazem? Descubra nesse artigo porque elas são tão deslumbrantes!

O espelho é um objeto que revela um dos desejos mais incontroláveis do ser humano, o de se ver. E a fotografia é um espelho eternizado, que mostra o sentimento que existiu em algum momento.

Ver uma imagem é alimentar os olhos, é transmitir um conhecimento, mas sem utilizar uma única palavra. Isso sim, é fotografia.

A fotografia evoluiu assustadoramente nos últimos anos, e nesse artigo você verá o porquê de ela ser tão importante para a nossa evolução e compreensão.

A fotografia explica os fatos

Imagine se pudéssemos ter uma foto, apenas uma, de todos os acontecimentos da terra. No mínimo seria incrível, não é mesmo?

Poder ter os acontecimentos mais inusitados, perfeitos, e até aterrorizantes, ali, diante de nossos olhos. Poder ver tudo captado, mesmo que em uma imagem preta e branca, já seria suficiente para transmitir todo o sentimento de um mundo.

Por esse motivo que a fotografia é um sucesso mundial, principalmente em redes sociais como Instagram e Pinterest.

A fotografia é o elo entre a visão e a memória, e você nem precisa ter vivido o momento para sentir toda a emoção do fato.

É comum vermos senhores e senhoras que já viveram muito, se emocionarem ao ver uma fotografia antiga. Pois as fotos têm essa importância, de reviver as melhores lembranças, que merecem estar registradas por toda uma eternidade.

A fotografia evolui e sua existência se torna essencial para o amor

Quem nunca quis registrar um momento com as famosas selfies?

Os momentos deixaram de ser apenas com fotografias frontais, e as selfies (que significa autorretrato em inglês), surgiram após os anos 2000.

Além de retratar as paisagens, lugares ou acontecimentos, as pessoas começaram a querer aparecer. Afinal, queriam fazer parte daquele momento, queriam fazer parte daquela história, daquele registro.

Antigamente era muito comum ver alguém pedindo para que outra pessoa tirasse a foto, e hoje isso mudou. Com as câmeras frontais e os bastões de selfie, ficou fácil e habitual ver tal cena.

Grupos se reúnem lado a lado, e todos têm a possibilidade de ver como estão nas fotos.

Porém, antigamente, somente depois da revelação poderia se ter certeza se a pose estava boa, ou não.

A evolução da fotografia permitiu que o amor fosse mais exposto. Qual maior importância da fotografia do que esta?

Assim, muitos são os exemplos de boas lembranças que uma foto pode trazer, como por exemplo:

  • Lembrança de uma viagem.
  • Lembrança da época da escola.
  • Lindas imagens em família.
  • Lembranças de um antigo amor.
  • Matar a saudade de pessoas que já se foram, e eternizar seus rostos em nossas mentes. 

A foto faz com que nenhuma história se apague com o tempo.

A quantidade em busca da qualidade

Com a evolução das câmeras, a quantidade das fotografias também evoluiu.

No começo de tudo, apenas uma foto era tirada da família. Onde todos se reuniam para o tão esperado dia. Você já deve ter assistido em filmes, que o canhão de luz explodia, fazendo que subisse uma fumaça branca. Porém mesmo com a bagunça, a foto estava registrada, obviamente que em preto e branco, mas com a sua essência intacta.

Somente em 1888 foi possível tirar a primeira fotografia colorida. O que trouxe acréscimos de detalhes a imagem. Na década de 90, do século passado, era comum ter apenas 32 fotos disponíveis. Se o inventor soubesse que hoje com a câmera mais rápida do mundo se é possível capturar dez trilhões de fotos por segundo, certamente ficaria maravilhado.

Hoje, são incansáveis selfies, até que a pessoa encontre uma única que ache perfeita. E infelizmente, as outras são apagadas em questão de segundos.

O que esperamos é que a verdadeira importância da fotografia nunca se perca. Não é mesmo?

Author


Avatar

Felipe Ribeiro Tanso

CEO da SkyFix, formado em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi, programador, designer, curioso e apaixonado por novas tecnologias.